Comunidade de Oração e Vida

A vocação laical é uma vocação que, como qualquer outra, tem de ser continuamente recebida do coração de Cristo e no Seu corpo que é a Igreja numa escuta orante e atenta. Enraíza-se na oração pessoal, na descoberta das riquezas e dos limites que se escondem em nós, no discernimento, na abertura ao novo (mesmo quando difícil), na experiência de partilha da vida, no serviço ao outro em quem Ele está sempre presente

Geralmente os grupos paroquiais não funcionam nesta dinâmica. Esta comunidade arrisca uma proposta inovadora para ser vivida por cristãos que querem progredir num caminho de maturidade a sua resposta Cristo. Eles aceitam ser membros já não de um “grupo” mas de uma comunidade de oração e vida. O carácter fundamental que nos constitui muda: de “agrupamento” para a comunhão viva num ambiente familiar onde se reza, se partilha a oração, se estabelecem laços pessoais que fortalecem. Por isso o número dos seus membros não poderá ser elevado, para que o ambiente de partilha de vida seja possível. Sobretudo é um espaço humano onde se procura conhecer Jesus para mais O amar e seguir, atentos ao chamamento pessoal de Jesus no hoje da nossa vida.

Buscamos assim aprofundar a relação de cada membro com Cristo e uns com os outros, ao mesmo tempo que tentamos discernir o que, individualmente e como corpo, nos sentimos chamados a ser e a fazer, na Igreja e no mundo.

Teresa Messias

A Comunidade de Oração e Vida reúne-se quinzenalmente às segundas-feiras, na Capela de Taizé da Paróquia de São Tomás de Aquino, pelas 21H30.

Contacto: teresamessias@gmail.com