INFORMAÇÕES - 20 de maio de 2018

TERÇO JOVEM EM MAIO: O grupo de jovens da nossa paróquia, da Juventude Mariana Vicentina, convida todos a rezar o terço na igreja paroquial durante todos os domingos do mês de Maio, às 19h00 (meia hora antes da missa da tarde).Vamos viver este mês de maio com Maria, nossa Mãe.

CLUBE DE LEITURA: No próximo dia 23, quarta-feira, às 21h, vamos falar sobre a obra Silêncio, de Shusaku Endo. Junte-se a nós! Todas as informações em: http://clube-de-leitura-sta.webnode.pt/

DOMINGO DA CESTA: Depois de se terem recolhido os enlatados, dia 27 de Maio será a vez das Bolachas. A iniciativa destina-se às crianças e adolescentes da catequese, mas acolhe também as ofertas de outras proveniências. Todas as dádivas serão repartidas pelos Vicentinos e pelo Centro Social, instituições que têm por missão zelar pelos mais desfavorecidos. Ajude-nos a ajudar!

FESTA DA FAMÍLIA: A Pastoral Familiar do Patriarcado de Lisboa convida todas as famílias a participar na Festa da Família, no dia 27 de maio. Esta decorrerá no Parque Verde da Várzea em Torres Vedras, sob o tema" A Família: da escuta da Palavra à transmissão da Fé". À semelhança dos anos anteriores, haverá a oportunidade de celebrar as Bodas Matrimoniais (10º, 25º e 50º aniversários do Matrimónio). Inscrições até ao dia 20/05, em http://familia.patriarcado-lisboa.pt

1ª COMUNHÃO: Cerca de 50 crianças do 3º ano celebram no dia 31, às 10h, solenidade do Corpo de Deus, a Festa da Eucaristia, a Primeira de muitas comunhões! Na caminhada cristã, esta é uma etapa importantíssima, porque a partir dela, a vida de cada um é alimentada pela presença real de Jesus na Eucaristia. Cada domingo, de novo, a comunidade é convocada para escutar a Palavra de Deus e receber Jesus na Sagrada Comunhão.

PROCISSÃO DO CORPO DE DEUS: Realiza-se no dia 31 de Maio, a Procissão do Corpo de Deus. O Senhor Cardeal Patriarca, D. Manuel Clemente, vai presidir à Procissão com início na Sé, às 17h00, e percorre algumas ruas da cidade de Lisboa, terminando também na Sé com a Bênção do Santíssimo Sacramento, cerca das 18h30.

OFICINAS DA PALAVRA:

Oficina de Leitura com Júlio Martín da Fonseca – dia 02/06 às 14h30. Tem como finalidade munir os participantes de importantes ferramentas como dicção, projeção de voz, inteligência do sentido frásico, para uma melhor proclamação da Palavra.

Oficina de Canto Gregoriano, com Maria de Fátima Nunes – dia 16/06 às 15h. Composta por uma parte teórica com o objetivo primordial de uma conceção básica do cântico gregoriano. A componente prática incidirá na interpretação de algumas obras.

Oficina de “Cânticos de Taizé para a Eucaristia” com Pedro Morgado – dia 30/06 às 15h. Esta oficina consistirá na preparação dos cânticos para a eucaristia do dia 30/06, utilizando um repertório musical da comunidade de Taizé. Serão abordadas várias formas musicais e a sua adequação aos diversos momentos da celebração como forma de enriquecer a vivência músico litúrgica.

Mais informações e inscrições no atendimento ou por email: ptomasaquino@gmail.com

SANTOS POPULARES: Nos dias 23 e 24 de junho vamos fazer o tradicional arraial dos Santos Populares. Como é habitual, é uma festa muito participada e alegre! Marque na sua agenda!

BÍBLIA MANUSCRITA: Com o lema «fazer da Palavra de Deus o lugar onde nasce a fé», continuamos a escrever uma cópia da Bíblia. Quer participar? Pode ficar com um livro ou simplesmente um capítulo para escrever em família. Informe-se no Atendimento.

LIVRO PAINÉIS: Encontra-se à venda no Atendimento um pequeno livro com a descrição dos painéis em mosaico da autoria da artista Ilda David’. O livro é uma oportunidade para conhecer ao pormenor não apenas a história dos mesmos, mas também ter acesso às gravuras que evocam passagens bíblicas que estão fora do alcance do nosso olhar.