Contributo Paroquial

"A multidão dos que haviam abraçado a fé tinha um só coração e uma só alma. Ninguém chamava seu ao que lhe pertencia, mas entre eles tudo era comum."

Actos 4, 32.34-35

O que é?

Todos sabemos que as Igrejas vivem da generosidade dos seus fiéis. Foi assim desde o princípio e já no Antigo Testamento a partilha dos bens era uma forma de sustentar os sacerdotes e de agradecer a Deus pelos frutos da terra ou pela dádiva dos filhos.

Sendo a Igreja uma instituição de natureza e fins sobrenaturais, não deixa de ser constituída por pessoas em vida terrena, tendo uma missão realizada num contexto social e dedicando-se a actividades que, no seu conjunto, comportam custos materiais.

O quinto mandamento da Igreja («contribuir para as despesas do culto e para a sustentação do clero segundo os legítimos usos e costumes e as determinações da Igreja»), aponta aos fiéis a obrigação de, conforme as suas possibilidades, «prover às necessidades da Igreja de forma que ela possa dispor do necessário para o culto divino, para as obras apostólicas e de caridade e para a honesta sustentação dos seus ministros» (Catecismo da Igreja Católica, n. 2043).

Quais as necessidades da paróquia?

Uma Paróquia tem dois tipos de necessidades: as correntes e as extraordinárias. O contributo paroquial destina-se especificamente a prover as necessidades correntes, ficando as extraordinárias, (como sejam as obras de maior dimensão), ligadas a iniciativas de angariação específica para o efeito. O contributo paroquial, outrora chamado côngrua ou dízimo, é assim a contribuição regular dos paroquianos para as despesas da sua Paróquia que se prendem com o culto divino, as obras apostólicas e de caridade, a sustentação dos seus ministros, os salários e encargos dos funcionários, os custos de manutenção (água, electricidade, telefone...).

Como contribuir?

Cada um há-de contribuir de acordo com a sua consciência e as suas possibilidades. Só Deus conhece bem o valor real de cada oferta (Cf. Lc 21, 1-4).

Poderá fazê-lo por transferência bancária ou por entrega directa, nos envelopes para o efeito que estão disponíveis na Igreja, durante a ofertório dominical ou junto do Atendimento Paroquial.

A contribuição paroquial poderá ser feita com a periodicidade que se desejar: semanal, mensal e anual. A Paróquia está disponível para emitir um recibo dos donativos, para efeitos fiscais ou outros, no termo de cada ano civil.

-------------

Encontra AQUI o desdobrável explicativo sobre o contributo paroquial e a ficha de inscrição, essencial para os donativos por transferência bancária. Poderá entregar a ficha de inscrição devidamente preenchida directamente no Acolhimento Paroquial, ou digitalizada para o email ptomasaquino@gmail.com.

Anexos:
Ficheiro
Fazer download deste ficheiro (Contributo Paroquial - Desdobrável.pdf)Contributo Paroquial - Desdobrável.pdf